11 de Fevereiro – Dia do Zelador. Você sabe quais são as funções do Zelador?

11 de Fevereiro – Dia do Zelador

Parabéns aos profissionais que se dedicam aos condomínios e condôminos, sempre prontos para ajudar com os problemas cotidianos, zelando pelo bem estar de todos.

A Andrade & Segura agradece a todos os zeladores por seu trabalho.

E aproveitando esse dia de homenagem aos profissionais que ajudam a manter o bom funcionamento do condomínio, garantido o seu bem estar, você sabe quais são as funções do Zelador do seu condomínio ?

É o zelador que cuida das atividades das áreas comuns de um edifício. Ele é responsável por garantir que todas as tarefas determinadas sejam cumpridas, se certificando o tempo todo que as regras estão sendo respeitadas. É um papel importante a função de zelador na administração de um condomínio, além desse profissional ser o braço direito do síndico.

Para essa função é necessário habilidade para administrar atividades, conhecimento das manutenções diárias de um condomínio e, principalmente, ter o respeito dos moradores.

Ele é responsável por fiscalizar o uso das áreas comuns, fazer as manutenções básicas e coordenar o trabalho dos demais funcionários, como por exemplo a equipe de limpeza e de segurança.

As atribuições de um zelador estão previstas nas convenções dos sindicatos regionais e, podem variar de região para região.

Em São Paulo as atribuições do zelador são:

Zelador é o empregado a quem compete, salvo disposição em contrário no contrato individual de trabalho, as seguintes tarefas:

a) Ter contato direto com a administração do edifício e agir como preposto do síndico ou da administradora credenciada;
b) Transmitir as ordens emanadas dos seus superiores hierárquicos e fiscalizar o seu cumprimento;
c) Fiscalizar as áreas de uso comum dos condôminos ou inquilinos, verificar o funcionamento das instalações elétricas e hidráulicas do edifício, assim como os aparelhos de uso comum, além de zelar pelo sossego e pela observância da disciplina no edifício, de acordo com o seu regimento interno ou com as normas afixadas na portaria e nos corredores;
d) Comunicar ao Síndico ou a empresa administradora quaisquer irregularidades ocorridas no Condomínio;
e) Orientar seus auxiliares e demais funcionários do Condomínio sobre a manutenção das áreas comum;
f) Acompanhar mudanças que chegarem ou saírem, nos horários previstos no regimento interno, de modo a preservar as instalações e a liberdade de acesso aos moradores e usuários;
g) Acompanhar e fiscalizar serviços de reparo e manutenção das partes de propriedade comum;

Essas atribuições demandam uma série de atividades práticas nas rotinas do prédio, edifício ou condomínio, como :

  • Verificar o relógio de água e medidores de energia;
  • Conferir se os elevadores estão funcionando corretamente;
  • Averiguar as condições de limpeza das áreas comuns;
  • Examinar o funcionamento das lâmpadas das áreas comuns;
  • Verificar equipamentos como: painel de força, bomba de recalque, casa de máquinas, gerador, central de telefonia, motores de portão;
  • Receber e encaminhar aos destinatários as correspondências postais, encomendas, circulares ou outros documentos emitidos pelo Condomínio, colhendo assinaturas de recebimento;
  • Cuidar para que o lixo seja devidamente recolhido, embalado e armazenado nos horários e locais determinados;
  • Orientar os moradores no cumprimento do regimento interno e das normas do condomínio;

É importante lembrar que o zelador não é o síndico ou subsíndico. Ele é o intermediário entre funcionários, moradores e o síndico.

Nas funções administrativas, o zelador deve organizar as atividades dos colaboradores que respondem para ele, como promover a escala de trabalho, atividades, horários de almoço ou jantar.

Dentro dessa organização, a função do zelador do condomínio é cobrar pontualidade, responsabilidade e disciplina. É o líder dos funcionários!

Ele também pode auxiliar o síndico na contratação de novos colaboradores para o condomínio. Assim, terá a oportunidade de participar da formação da equipe que trabalhará com ele.

O zelador recebe ordens dos moradores do condomínio?

Não. Esse profissional responde e recebe ordens do síndico do condomínio. E obviamente, quando precisa, o zelador é orientado pela administradora. Mas, veja bem, ela não dá ordens a ele. Somente oferece suporte e orientações, quando síndico e zelador precisam de ajuda com assuntos mais específicos.

Um condomínio funciona, literalmente, como uma organização colaborativa e corporativa. Tem colaboradores e hierarquia. O zelador é funcionário e, portanto, está subordinado ao síndico.

Quanto ao zelador prestar serviços diretamente ao condômino, temos que, mesmo existindo imprevistos no dia a dia dos moradores de um condomínio, que os fazem recorrer ao zelador, deve-se ter cuidado para não atribuir atividades fora da sua função. Assim, o condomínio não arrisca provocar acúmulo de função do zelador e sofrer ações trabalhistas.

Quando o zelador de condomínio realiza sua função corretamente, garante a segurança dos moradores e evita custos desnecessários para o condomínio.

 

Deixe um comentário

Fale Conosco !